sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Meninas Inglesas

Sempre fui apreciador de bandas de rock inglesas e suas afirmações constantes de que viriam a ser “Á” maior banda do mundo, foi assim com o finado Oasis em 1995 com (What's the Story) Morning Glory?, com o Coldplay que após o excelente Parashutes de 2000 realmente realmente alcançou o posto com o estrondoso sucesso de A Rush Of Blood To The Head em 2002, e o que falar do Radiohead? Que já assumiu este posto em 2007 com Ok Computer, 2000 em Kid A e em 2007 com In Rainbows, é notável que essas afirmações não são calcadas apenas em soberba e arrogância, os caras as levam muito a serio valorizando o formato disco muito mais que singles, e de forma muito constante nos brindam com exemplares fantásticos como Humbug, ultimo do Artic Monkeys.

Algo que sempre me chamou a atenção nessas bandas era a sensibilidade que trabalhavam seus discos, quase sempre havia um conceito envolvido que supera em muito a atenção que as bandas americanas davam a seus discos, sempre atrás de um single que as levasse a uma semana de lançamento “quente”, um primeiro lugar na bilbord e outras conquistas comerciais, não que as mesmas não sejam interessantes, mas na maioria das vezes estes singles eram os mesmos que desqualificavam o intelecto do publico com melodias fáceis e letras ignoráveis.

Mais enfim, abrindo o leque musical oque dizer do hip hop inglês? Eu não teria nada a dizer se não fossem Roots Manuva, The Streets e Dizze Rascal, eram os representantes que eu conhecia, todos através do Later, programa musical da BBC apresentado pelo Jools Holland. Ate chegarem aos meus ouvidos os trabalhos dessas duas meninas, não menos atenciosas com seus trabalhos que os citados rimadores do reino unido e que vem chamando bastante atenção da mídia através de suas conquistas, Speech Debelle e Lady Sovereign, a

Speech Debelle





A rapper londrina Speech Debelle venceu o Mercury Prize deste ano, com o álbum Speech Therapy, deixando para trás concorrentes bem mais familiares do círculo hype.

Em Speech Therapy, saltam aos ouvidos a atenção com a produção do disco em sua maioria construída sobre base de um jazz leve e orgânico com arranjos de cordas bastante presentes, não ouvi disco de musica rap este ano que me chame tanta atenção quanto este.

Lady Sovereign




Quando procurada por Jay-Z, Lady Sovereign não precisou de mais que um freestyle para convencer o então CEO da Def Jam de que seria uma boa aquisição para o casting do selo, lançando assim em 2007, Public Warning sobe contrato do mesmo.

Entre os êxitos do disco a emecce inglesa teve a musica ....vinculado a um comercial de alta rotação da LG que então promovia seu aparelho celular LG chocolate, parcerias com Missy Elliot, e o clipe da mesma musica em alta rotação na MTV norte americana, atualmente Lady promove seu ultimo disco Jigsaw de 2009.

Então fica a dica, dois trabalhos bem diferentes mais nada carentes de qualidade. Acredito muito no crescimento do hip-hop inglês. O hip-hip é uma cultura que tem grande valor comercial agregado, o crescimento do mesmo mais que discos vende tênis, camisas e outras delicias do capitalismo, sendo assim, dificilmente a Inglaterra deixara de se tornar em anos uma referencia em produção fonográfica urbana, assim como uma referencia de tendências de consumo ligadas a mesma.

Um comentário:

Sol disse...

Speech Debelle é muito massaaa!!! Conheci através de vc Thiago e ameeii... viciadona agora!! Agora vou baixar essa outra p/ ver se gosto tbm! XD